Homeopatia

Homeopatia

Saint Germain - Farmácia de Manipulação

O que é?

Utilizada no Brasil desde a época do Império, a Homeopatia foi reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1980, passando a constar no Conselho de Especialidades Médicas da Associação Médica Brasileira 10 anos depois.

A Homeopatia é conhecida por não tratar a doença em si, mas sim o doente, o colocando sempre em primeiro lugar e procurando identificar o desequilíbrio físico, psíquico ou espiritual que está lhe causando tal disfunção.

Preparado em um processo de manipulação que consiste na diluição sucessiva da matéria-prima, o medicamento homeopático tem como objetivo principal restaurar a saúde de seu usuário por meio do método mais curto e que lhe cause menor prejuízo.

Na homeopatia, o “semelhante cura o semelhante”, ou seja, os medicamentos são manipulados de modo a produzir determinado sintoma, em doses controladas, no indivíduo, que a partir disso teria seu organismo estimulado a reagir e, portanto, capaz de curar a referida doença.

Segundo a Farmacopeia homeopática brasileira, “medicamento homeopático é toda a forma farmacêutica de dispensação ministrada segundo o princípio da semelhança e/ou da identidade, com finalidade curativa e/ou preventiva. É obtido pela técnica de dinamização e utilizado para uso interno ou externo”.

Os medicamentos homeopáticos não tem restrição de idade, mas é recomendado que um acompanhamento com profissional da área seja realizado.