Vídeos

Acompanhe

Proteção solar via oral

Por: Farmacia Saint Germain • 09 de Maio de 2019

Proteção solar via oral

Protetor solar – que é item indispensável da rotina diria, que é aquele passo que o dermatologista diz que NÃO devemos pular nos já sabemos certo? Mas o que talvez você não conheça é que temos como potencializar e ajudar o protetor solar de uso tópico.

Sim! Temos disponível no mercado alguns produtos que atuam com foto proteção de dentro para fora, agindo como antioxidante e prevenindo os danos dos raios solares em nossa pele, agem inativando os radicais livres produzidos na pele pela ação dos raios ultravioleta, responsável pelo envelhecimento e formação de manchas.

Temos diversos disponíveis no mercado, como por exemplo, betacaroteno (encontrado na cenoura) associado com vitamina C e E atuam na sintetização do colágeno e elastina e aumentam a absorção de ferro, o licopeno (encontrado no tomate) e a luteína, também são utilizados e tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres

O grande queridinho é sem dúvida o Pollypodium leucotomus, uma planta semelhante a samambaia que possui naturalmente em sua composição ácidos ferúlico, caféico, vanilico, p-cumárico e clorogênico que confere benefícios como proteção do DNA celular e a sua mutação contra os efeitos danosos do sol, reduzindo o eritema (vermelhidão), possui ação nos radicais livres, diminuindo o número de células queimadas pelo sol, além de proteger contra manchas escuras e apresentar efeitos antiaging, inibindo a expressão de enzimas que quebram o colágeno, tudo isso contribui para a prevenção de rugas e aspereza cutânea.

A enzima superóxido desmutase, um potente antioxidante,  é eficaz contra as consequências do estresse oxidativo provocado pela exposição à radiação UV, com significativa redução do eritema induzido.

Então, converse com seu médico, nutricionista ou farmacêutico para verificar se você pode fazer uso deles.