Vídeos

Acompanhe

Doença do refluxo gastroesofágico, azia e má digestão.

Por: Farmacia Saint Germain • 09 de Maio de 2019

Doença do refluxo gastroesofágico, azia e má digestão.

Sabe aquela queimação no esôfago que faz você acordar a noite e um aperto do peito? Pode ser indicio da doença do refluxo gastroesofágico.

Os alimentos quando digeridos passam pela faringe e esôfago e chegam ao estomago, para que os alimentos cheguem ao estomago, entre o esôfago, existe uma válvula que impede a passagem do suco gástrico para o esôfago, essa que tem um pH mais ácido que a mucosa do esôfago esta preparada para receber, logo a doença do refluxo é o enfraquecimento da musculatura da válvula que permite o escape desta substancia.

Muitos fatores contribuem para a progressão desta doença como a própria obesidade, uso de roupas apertadas, alimentos muito condimentados, consumo de bebidas com cafeína e alcoólicas e volume excessivo de alimentos em uma única refeição.

O tratamento consiste em adequação desses fatores que agravam o quadro, medicação e em casos muito graves até cirurgia.

Já a azia e má digestão costumam estar relacionadas com uma dieta com consumo excessivo que alimentos gordurosos, de difícil digestão e uma alimentação desbalanceada, porém uma deficiência na produção de algumas enzimas digestivas também pode ocasionar estes sintomas.

No caso da azia e má digestão temos algumas alternativas fitoterápicas que podem ser utilizadas para minimizar os sintomas, que auxiliam na digestão e diminuem a inflamação que pode estar associada. A associação de tinturas como Guaçatonga, Alecrim, Hortelã pode ajudar, assim como a administração de enzimas digestão antes das refeições.

Em qualquer um dos casos é importante consultar seu médico  ou nutricionista para determinar qual o melhor tratamento a ser seguido.