Vídeos

Acompanhe

Disbiose

Por: Farmacia Saint Germain • 09 de Maio de 2019

Disbiose

Nosso trato gastrointestinal é composto por bactérias que compõem nossa microbiota intestinal, temos as bactérias chamadas probióticas que apresentam funções benéficas para nosso organismo e pelas bactérias patogênicas que tem um potencial nocivo.

As bactérias probióticas constituem o microbiota probiótico representado pelas Bifidobactérias e Lactobacilos, já a microbiota patogênica é representada pelos Clostridium, Pseudomonas, Klebsiela e Enterobacter.

A microbiota probiótica é de fundamental importância para nossa saúde, pois ela impede a proliferação de bactérias patogênicas, desempenham um papel em nossa imunidade além de serem fonte de vitaminas, sintetizar enzimas e manter nosso colesterol plasmático.

O equilíbrio entre essas duas microbiotas determina a nossa saúde gastrointestinal que quando em desequilíbrio chamamos de disbiose intestinal, quadro que gera inflamação e alterações no sistema imunológico e acarreta diarreia, constipação, gases e dor abdominal.

Com o efeito que manter essa microbiota intestinal com funcionamento ótimo, é importante garantir os substratos certos para as bactérias como fibras solúveis, insolúveis, amido resistente e oligossacarídeos, além de reduzir o consumo de gordura saturada e de açucares adicionados que por sua vez, favorecem o crescimento de bactérias patogênicas.